O Presidente do Sindojus/MT, apresenta o sindicato com o objetivo de sanar as dificuldades dos Oficiais de Justiça para  o cumprimento dos Mandados, nas ações relacionadas à área da saúde, citando que por determinação do juiz devem ser entregues pessoalmente aos secretários responsáveis, mas enfrentam recusa nos gabinetes, deixando os Oficiais a esperar por horas.

Quanto às prerrogativas de receber autos e encaminhar ao Ministério Público (MP) e Defensoria, o Sindicato afirma a dificuldade de levar os processos até o MP e ressaltam a importância de se viabilizar um servidor para fazer esses serviços e para atender casos de cumprimento de alvará em comarcas  do Estado, defendendo a tese de que o pleito é para que os Oficiais de Justiça não exerçam funções adicionais.

Com relação ao cumprimento de alvarás e mandados destinados aos presídios e centros de internação sócio-educativo, o sindicato requer que os oficiais de justiça protocolem os alvarás de soltura, mandados de prisão preventiva e intimação penal junto ao setor penal que existente nos presídios. Ainda quanto ao setor penal, é cobrado que informações prévia sejam enviadas via sistema eletrônico, sendo estas os dados do preso, a qualificação, o número do alvará, o nome do Juiz que deferiu a sentença, a vara e o número do processo afim de agilizar o trâmite.

Além destes apontamentos o Sindojus expõe fatores base para o cotidiano dos Oficiais de Justiça, mas que passam por dificuldade. Casos como Cumprimento de internação ao réu preso, onde são responsabilizados pelo transporte de pacientes psiquiátricos, elaboração de rotina frente à CGJ e Secretária de Direitos Humanos Cidadania e Justiça, casos de necessidade de reforço policial em casos de cumprimento de mandados, requer ainda,  folgas compensatórias contrapondo plantões diurnos e noturnos, e não atribuição de processos às cargas dos oficias que estejam de férias.

Eder Gomes de Moura - Presidente do Sindojus-MT